Pensou em alimentos para aumentar os músculos, logo vem à cabeça a combinação clara de ovo e batata-doce. Da clara, já falei aqui. Hoje, é dia de entender como esse tubérculo atua no ganho de um corpo mais torneado e durinho.
A batata-doce é uma das grandes aliadas daqueles que dedicam horas e mais horas a moldar as curvas na academia. Tudo porque o produto possui muitas propriedades que facilitam a vida de quem busca definição muscular e perda de gordura.
Sim, nesse contexto, batata-doce também emagrece, pois é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, além de ser rica em fibras.
Basta lembrar que o baixo índice glicêmico faz com que o alimento libere glicose no sangue aos poucos, sem causar altos picos de insulina, o hormônio responsável pelo aumento da fome e acúmulo de gorduras.
Enquanto as fibras ajudam a prolongar a sensação de saciedade. Ponto duplo para a boa forma!
E tem mais: o amido resistente presente na raiz age como uma fibra insolúvel, que provoca uma espécie de atração das moléculas de gordura e açúcar, resultando em absorção mais lenta delas.
Então, você deseja uma dieta de hipertrofia, a parceria entre batata-doce e o peito de frango é perfeita. Ela combina carboidrato com proteínas como nenhuma outra, auxiliando na recuperação muscular, geração de energia e sensação de saciedade.
A batata-doce pode ser benéfica também no pré-treino, disponibilizando “combustível” durante a prática do exercício físico e prevenindo a fadiga.
Ao mesmo tempo em que cuida da forma, a batata-doce favorece a saúde, pois é rica em potássio, fósforo, ferro, vitaminas A, C e E; e contém cálcio, relevante para as reações metabólicas, contração muscular e ossos.
No caso do fósforo, participa também da melhora das funções neurológicas, beneficiando, por exemplo, concentração e memória.
E como emagrecimento consistente e músculos de qualidade têm tudo a ver com bem-estar, não poderia deixar de falar em vários outros benefícios da batata. Veja um resumo deles:
Age como antioxidante;
ajuda a prevenir tumores malignos;
auxilia na síntese de colágeno;
auxilia no controle da diabetes;
contribui para o aumento da saciedade, mantendo o controle do apetite por mais tempo;
coopera para redução da gordura do corpo;
favorece o controle do peso;
fortalece a imunidade;
minimiza os riscos de resistência à insulina (Hiperinsulinemia);
reduz a pressão arterial.
Como a batata-doce ajuda ganhar massa magra – e saúde!
Com a prática de atividades físicas, acontece um desgaste e, consequentemente, o aumento nos níveis de oxidantes encontrados no corpo.
Dessa maneira, o atleta fica mais exposto a efeitos desagradáveis, como dores, cansaço, dificuldades na recuperação e, ainda, problemas de saúde. Ninguém merece!
A batata-doce oferece importante função antioxidante, graças à vitamina C. Ou seja, é um alimento que reduz os impactos negativos provocados pelos treinos. Mais um motivo para ela não faltar no seu cardápio.
Quanto ao ganho de massa muscular, as vitaminas do complexo B, presentes no tubérculo, estão diretamente ligadas às sínteses de proteínas e gorduras.
Em outras palavras, isso quer dizer: com ajuda da batata-doce, o organismo fica em frequente estado metabólico, isto é, otimizando o ganho de músculos.
A “dieta da vez” contém batata-doce, frango, clara de ovos, entre outros itens para turbinar os músculos. Porém, nem todos podem fazê-la e, muitas vezes, se não for aplicada adequadamente, pode até engordar.
O custo baixo é um dos atrativos de menus como este, mas é preciso tomar cuidado, ter acompanhamento médico e indicação profissional da quantidade a ser consumida.
Ou seja, não adianta trocar todas as refeições por batata-doce com frango. No mínimo, essa atitude vai provocar uma deficiência de nutrientes. E o que era para melhorar o desempenho acaba provocado efeito contrário, a queda no rendimento.
Batata doce com frango, batata doce na sobremesa, nos lanches, pois é, você deve achar que é exagero, mas esse elemento-chave tem ganhado ainda mais adeptos de seus benefícios para a boa forma. O ovo, devido ao seu fácil preparo e grande contribuição proteica, também se destaca nas dietas dessas pessoas.
Publicidade
Ganho de massa
Esse é um objetivo comum não só entre aqueles que estão de olho na redução do percentual de gordura, como também entre aqueles que já possuem um corpo esbelto, mas que desejam evidenciar seus músculos. Podemos destacar o ovo como o principal fornecedor de proteínas, muito conveniente para rápido preparo de refeições para pessoas que não dispõem de tempo em uma rotina atribulada.
A proteína do ovo fornece suporte à hipertrofia, mas há contradições sobre as suas contribuições, que são problematizadas com prováveis efeitos negativos sobre o colesterol. Quem nunca se deparou com o dilema de consumir apenas as claras do ovo? O desequilíbrio do colesterol pode interferir nos hormônios corporais, como o cortisol, estrogênio e testosterona.
Mas o colesterol pode ser controlado a partir da dieta da batata doce e ovo. Basta ficar de olho no seu consumo, já que uma unidade contém até 180 mg de colesterol, sendo uma porção acima do ideal para uma única refeição, já que é mais da metade da quantidade diária recomendada.
Vale ressaltar que cada organismo pode se comportar de uma forma particular, ou seja, nenhuma dieta é como uma receita pronta, fatores como a intensidade dos treinos podem interferir nas porções diárias recomendadas de ovos em sua dieta.
É fundamental uma avaliação de um nutricionista para que o seu perfil fisiológico seja interpretado para tal. Há afirmativas de que 3 ovos por dia é a porção ideal, já que você estará ingerindo 18 gramas de proteínas. Mas só um especialista poderá dizer a quantidade exata por dia para o seu programa.
Veja alguns dos benefícios do ovo:
Favorece a saúde dos olhos;
Fornece Colina, contribuindo com o bom funcionamento do sistema nervoso;
Baixa quantidade de gordura saturada;
Fonte de vitamina D;
Apoia a saúde dos cabelos e unhas.
Redução de percentual de gordura
Os carboidratos são muito temidos por aqueles que controlam o percentual de gordura, e como sabemos, a dieta da batata doce e ovo combina os dois alimentos-chave de fornecimento de carboidratos e proteínas. É inevitável se questionar por que a batata doce foi escolhida, certo?
Argumentos não faltam, e o seu baixo índice glicêmico é um dos principais pontos atrativos. É dito que a batata doce possui apenas 44, mostrando-se superior nesse aspecto quando comparada aos pães e arroz branco.
Com ela, a dieta da batata doce e ovo ainda pode garantir fornecimento de vitamina A, B, fibras, e muitos sais minerais. A batata doce é interessante não só para fornecimento de energia para os treinos, como também para aqueles que estão de olho na balança.
O preparo das refeições da dieta da batata doce e ovo não conta com temperos, e a limitação de alimentos pode se tornar pouco motivadora, mas o plano alimentar pode apoiar positivamente as mudanças físicas. Devemos lembrar que a dieta pode fornecer resultados positivos, mas a alimentação limitada apenas a esses dois alimentos não é capaz de garantir a nutrição plena que o seu corpo necessita para se manter em equilíbrio. Veja os benefícios que a dieta da batata doce e ovo pode oferecer a você:
Saciedade por um maior período de tempo;
Energia para seus treinos;
Equilíbrio na flora intestinal;
Evita a fadiga muscular;
Apoia o anabolismo;
Apoia a perda de gordura localizada;
Mantém o corpo desintoxicado.
Orientação nutricional
É recomendado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte o consumo de, em média, 1,5 gramas de proteína por quilo de cada pessoa, diariamente. Essa porção diária é recomendada para aqueles que desejam o ganho de massa muscular, mas é importante não esquecer do consumo de demais nutrientes, inclusive que contribuem com a síntese dessas proteínas.
Há inúmeras dietas disponíveis, por isso, mesmo que você reconheça benefícios na dieta da batata doce e ovo, busque uma orientação médica para entrar em forma e não por em risco a sua saúde, já que uma dieta equilibrada deve possuir consumo proteico de 20% do valor energético total diário.
Dicas
É importante que você saiba algumas dicas para potencializar a contribuição desses alimentos. Uma refeição com batata doce antes dos treinos pode contribuir para um melhor rendimento. Há combinações de shakes com batata doce e suplementos pré-treino como o whey protein, o mais popular. Você pode estar pensando que as opções são poucas, mas há desde sobremesas a bebidas energéticas com batata doce e ovo.
Cardápio da dieta da batata doce e ovo
Ao acordar:
Suco de couve ou 1 copo (200 ml) de leite desnatado.
Café da manhã:
– Opção 01
1 copo (200 ml) de leite desnatado;
30 gramas de batata doce cozida.
– Opção 02
1 copo (200 ml) de leite desnatado;
1 colher (de sopa) de farinha ou flocos de aveia;
1 colher (de sopa) de granola;
1 banana.
Lanche da manhã:
1 copo de iogurte natural desnatado ou grego; ou
1 fruta fresca; ou
1 barrinha proteica.
Almoço:
50 gramas de batata doce cozida;
3 ovos (2 claras + 1 gema);
½ concha de feijão;
1 filé pequeno de peito de frango ou peixe grelhado ou cozido;
1 porção de salada de folhas verdes com legumes.
Lanche da tarde:
Omelete de 2 claras de ovos;
30 gramas de batata doce;
1 copo de suco verde.
Jantar:
1 porção de salada de folhas verdes;
30 gramas de batata doce;
2 claras de ovo (cozidas ou em omelete);
1 filé médio de peito de frango ou peixe grelhado ou cozido;
1 copo (200 ml) de suco verde
0 comentários:
Postar um comentário