😎Cuidados na praia

Águas Vivas


As águas-vivas são seres magníficos em beleza e, em muitos casos, extremamente perigosas. Elas também guardam mistérios e muitas curiosidades.

1. Brilhar no escuro

Isso não acontece com todas, mas muitas águas-vivas possuem órgãos bioluminescentes. Mesmo que pareça estranho, essa é uma das armas usadas por elas para distrais seus predadores.

2. Auto-clonagem

Enquanto muitos cientistas passam a vida estudando técnicas para tornar a clonagem humana possível, as águas-vivas já fazem isso naturalmente. Se uma água-viva é cortada em dois pedaços, ela é capaz de se regenerar e criar dois novos organismos completos.

3. Poder da imortalidade

Esse é mais um fato que não acontece com todas as espécies, mas a Turritopsis nutricula é a prova de que é possível que uma água-viva não morra nunca. A explicação para essa “imortalidade” deve-se à sua capacidade de se transformar de medusa (forma adulta e normalmente conhecida desses animais) para pólipo (fase inicial, em que a água-viva não possui tentáculos) em períodos de estresse. Essa habilidade a mantém viva por muito mais tempo.

4. Nem toda água-viva possui tentáculos

Apesar de os tentáculos serem essencialmente importante para a defesa de algumas espécies de águas-vivas, nem todas possuem tentáculos. A Scyphomedusa deepstaria é um desses exemplos.

5. Sem cérebro

Águas-vivas não possuem cérebro. Isso não significa que elas não tenham controle sobre suas ações. Os impulsos são enviados ao corpo através de uma rede nervosa, que possibilita o desenvolvimento e a coordenação desses animais.

6. Elas podem servir de comida

Tartarugas comem águas-vivas e as espécies menores até servem de alimento para as maiores. Mas, você já imaginou humanos comendo água-viva? Soa estranho e não é uma prática rotineira, porém, já aconteceu. Estudantes japoneses aproveitaram a água-viva para criar uma espécie de caramelo.

7. Lutam contra a energia nuclear

Parece até que as águas-vivas têm alguma espécie de consciência ambiental ou senso de ativismo anti-energia nuclear. Nos últimos anos elas foram a causa para o desligamento temporário de diversas usinas. O que acontece é que elas podem, acidentalmente, entupir os tubos de admissão das usinas, localizados no fundo do mar.

E quando queima?


o tratamento ideal deveria empregar o uso de soro contra o veneno, entretanto este não existe. Por isso, recomenda-se como medida de primeiros socorros a utilização de água do mar gelada em compressas para anestesiar o local, além de banhos de vinagre – o que impede as células venenosas ainda aderidas na pele de dispararem e aumentarem ainda mais o envenenamento. “Estas medidas costumam controlar os acidentes no Brasil e podem ser aplicadas ainda na praia, o que é uma vantagem imensa. Remédios para dor, se necessários, devem ser aplicados em um hospital”, ressalta o Professor.

E o xixi? E água-doce? O que mais pode ser usado?  qualquer medida que não tenha sido mencionada acima NÃO DEVE SER UTILIZADA, pois não há evidências científicas de sua eficácia e algumas delas podem causar infecções ou aumento da inflamação local. A água doce em especial dispara os nematocistos íntegros por osmose e aumenta o envenenamento, por isso jamais deve ser utilizada.

Filtros solares


A partir do FPS 15 todos os filtros são iguais?

Não. Esta é uma idéia que foi divulgada de forma errada. O filtro solar com FPS 15 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS realmente aumenta pouco o bloqueio destes raios. No entanto, como explicado acima, usando um filtro solar com FPS 15 a pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha e usando um filtro com FPS 60, levará 60 vezes mais tempo. Se o tempo para a pele ficar vermelha aumenta, significa que protege mais e melhor.

Como devo escolher o FPS do meu filtro solar?

O filtro solar deve proteger a pele evitando o dano causado pela radiação solar. Se o filtro que você utiliza permite que sua pele fique vermelha após a exposição ao sol, isto é sinal de que a proteção não está sendo eficaz. Neste caso, você deve aumentar o FPS ou então reaplicar o filtro solar com um intervalo menor. O fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando a cada 2 horas. Entretanto, como o FPS é determinado em laboratórios, sob condições especiais, recomenda-se dar uma margem de segurança, usando sempre um filtro solar com FPS igual ou maior que 30.

A linguagem utilizada nos rótulos dos filtros solares muitas vezes deixa o consumidor confuso na hora da compra. Aprenda abaixo o que significam os termos mais frequentes e escolha aqueles mais indicados ao seu tipo de pele:

Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.
Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.
Livre de PABA ou “PABA Free”: filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.
Livre de óleo ou “oil free”: filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.


Dicas para praia:


Beber água ou líquidos não açucarados, cerca de 2 a 3 litros de água durante o dia para não desidratar;
Evitar exposição solar direta nas horas de muito calor, entre as 10 e as 15 horas;
Passar protetor solar 15 minutos antes de sair de casa e repassar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia;
Usar chapéu ou boné quando estiver ao sol, mesmo ao caminhar na rua normalmente e usar roupas leves e claras que absorvam menos o calor;
Comer frutas, verduras e legumes crus ricos em água como alface, chuchu, pepino, rabanete, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, banana, goiaba e clara de ovo;
Evitar beber bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo;
Evitar permanecer em locais fechados e sem ventilação.
respeitar as placas de perigo nos locais
Não jogar lixo na praia

http://beleza.blog.br/wp-content/uploads/2015/03/Alimentos_para_o_Verao_mini.jpg


Share on Google Plus

About Rony

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário